Início » Falta de manutenção prejudica e-BAU

Falta de manutenção prejudica e-BAU

Por Jornal domingo

TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA

IDNÓRCIO.MUCHANGA@SNOTICIAS.CO.MZ

O novo sistema de interoperabilidade entre os Balcões de Atendimento Único, conhecido por e-BAU, que está a ser implementado no âmbito do Pacote de Aceleração Económica (PAE), regista oscilações sistemáticas de rede devido à falta de manutenção e de actualização do software.

Trata-se de uma plataforma que foi criada com a pretensão de reduzir o tempo de espera dos cidadãos que pretendem proceder ao registo de empresas.

Segundo o responsável pela Digitalização do Sistema do Estado no Ministério da Economia e Finanças (MEF), Osmane Nalá, o Governo está à busca de recursos financeiros para potenciar os sistemas, melhorar o atendimento e responder com eficiência às necessidades dos utentes daquele sistema.

A título de exemplo, Osmane Nalá aponta que, em várias instituições da Função Pública, ainda se usam softwares antigos que foram desenvolvidos antes do ano de 2000, por falta de capacidade financeira para custear a actualização ou manutenção periódica.

Para corrigir a situação, Nalá revelou que o Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) recebeu do Banco Mundial um apoio financeiro avaliado em cerca de 50 milhões de dólares americanos para dinamizar a operacionalização da interoperabilidade dos sistemas. Leia mais…

Você pode também gostar de: