A Agência de Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX) está a preparar as direcções provinciais de Indústria e Comércio para apresentarem bens e serviços capazes de atrair potenciais investidores na 59.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), a decorrer de 26 de Agosto a 1 de Setembro.
Esta iniciativa visa estabelecer vínculos comerciais entre os Estados, no âmbito da Zona Africana de Comércio Livre, que requer qualidade nos serviços e produtos a serem exportados.
O mesmo interesse está virado para o bloco económico europeu que é exigente para se ter o seu acesso. “Então essa preparação serve para as empresas aprimorarem produtos que pretendem exibir na feira para atrair parceiros”, disse Otctávio Zefanias, director da FACIM.
Conforme referiu, o evento vai decorrer sob o lema: “Industrialização e Diversificação da Economia Nacional”, como forma de divulgar as oportunidades de negócios e investimentos que o país detém em diversas áreas socioeconómicas.
Dos 13 pavilhões já montados naquele recinto, o destaque vai para o da “Educa-Moçambique”, que vai congregar instituições de ensino técnico-profissional e do nível superior, que vão exibir as suas actividades científicas e curriculares.
Por outro lado, o Instituto para Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME) promete apresentar um empresas que foram seleccionadas com o apoio do projecto “Promove Comércio”, uma iniciativa que pretende melhorar o ambiente de negócios, comércio e criar competitividade para as exportações no país e acesso aos mercados, particularmente o da União Europeia.
Otctávio Zefanias sublinhou que o pavilhão da industrialização vai albergar todos os sectores e sub-setores da indústria, no âmbito do Programa Industrializar Moçambique (PRONAI), que visa contribuir para o aumento da produção industrial e estimular o uso da matéria-prima local. Leia mais…