- Maquinaria, viaturas, stock comercial, entre outros bens e coisas Móveis, já servem de garantia bancária e têm central e registo próprio
As Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) vêem remo vido um dos principais empecilhos ao desen volvimento dos seus negócios graças à aplicação da Lei de Ga rantias Mobiliárias (19/2018, de 28 de Dezembro), que estabelece o quadro jurídico para a utilização de coisas móveis como garantia para o acesso a financiamento.
Para uma melhor gestão do processo, o Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Reli giosos criou a Central de Registo de Garantias Mobiliárias (CRGM), plataforma que permite que as instituições financeiras tomem decisões informadas sobre as soli citações de crédito que recebem e ajuda a prevenir o super-endividamento das empresas e pessoas singulares.
Para aprofundarmos este as sunto, entrevistamos o coorde nador do Comité de Implementa ção da CRGM, Júlcio Escova, que explica ao detalhe como esta me dida viabiliza a realização de mais e melhores negócios no país.
Qual é o objectivo da criação desta central?
O objectivo é trazer o tripé que faltava ao segmento financeiro para evitar que houvesse algum colapso ou disfunção do mercado. Leia mais…