Início » EXPANSÃO DE TERMINAIS: MPDC investe dois biliões de Dólares

EXPANSÃO DE TERMINAIS: MPDC investe dois biliões de Dólares

Por Idnórcio Muchanga

A Sociedade de Desen volvimento do Porto de Maputo (MPDC) prevê investir, a partir deste ano, cerca de dois biliões de Dólares para melhorar as infra-estruturas portuárias, com destaque para a expansão dos terminais de contentores, carvão, carga geral e minérios, cais e aquisição de novos equi pamentos.

Dados em nosso poder indicam que, para o terminal de contentores, arrancou, há dias, a primeira fase das obras de expansão com vista a au mentar a sua capacidade, dos actuais 270 mil unidades equi valentes a vinte pés, tecnica mente denominadas por TEU, para 530 TEU por ano e, pro gressivamente, para um milhão TEU até 2058.

De acordo com os gestores da MPDC, estas alterações per mitirão que o terminal receba navios da classe Panamax, com até 366 metros de comprimen to, após o aprofundamento do calado do cais dos actuais 12 metros para 16.

O aumento da capacidade também vai acontecer no ter minal de carvão da Matola, que passará de 7,5 milhões de to neladas por ano (MTPA) para 12 MTPA e, gradualmente, alcan çará 18 MTPA.

Em relação à expansão do terminal de carga geral e mi nérios, apurámos que já foi concluída a construção de uma nova banca de minérios com 2,77 hectares, aumentando a capacidade para 10,3 MTPA e, paralelamente, reforçou-se os sistemas digitais e adquiriu-se novos equipamentos, permi tindo elevar a capacidade deste terminal para 14 milhões de to neladas por ano.

No que diz respeito às infra-estruturas marítimas, a em presa revelou que vai reabilitar os cais 1 a 4, vocacionados para navios de cruzeiro, operações “Ro-Ro” e cabotagem, como parte da diversificação dos ser viços portuários. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana