Moçambique já criou uma unidade de execução para a preparação de reformas políticas e de outros regulamentos para a implementação da Estratégia de Transição Energética de modo a responder às necessidades impostas pela agenda global de energias limpas, no âmbito do combate às mudanças climáticas.
A estratégia estabelece quatro pilares, nomeadamente o desenvolvimento de sistemas energéticos modernos baseados em energias renováveis, industrialização verde, acesso universal a energia e transporte verde. Para a sua materialização será necessário cerca de 80 mil milhões de dólares americanos.
Esta informação foi partilhada pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, durante a II Edição do Fórum de Negócios e Investimento Moçambique – Reino Unido, no qual o governante reconheceu o contributo daquele país no programa denominado BRILHO e no reforço da capacidade de geração de energia eléctrica e de intervenções dentro e fora da rede nacional.
Acrescentou ainda que está em desenvolvimento o projecto de construção das linhas de transporte de energia elétrica de 400 kiloVolt (kV), entre Alto Mulócuè e Namialo, a linha de 220 kV de Nampula a Namialo e de Namialo a Nacala, igualmente de 220kv, a ser desenvolvidas pela empresa Britânica Gridworks. Leia mais…
316
Artigo anterior