Início » Estado leiloa barcos da EMATUM

Estado leiloa barcos da EMATUM

Por Jorge Rungo
  • No mínimo, poderão ser arrecadados 11 milhões de dólares

Está a decorrer um leilão internacional para a venda de toda a frota de barcos da Empresa Moçambicana de Atum (EMATUM), composta por 24 embarcações, de entre as quais 21 são atuneiros (palangreiros), que se destinam à pesca de atum, e três arrastões, para a pesca de pequenos pelágicos que servem de iscas para o atum.

Trata-se de uma operação que está a ser levada a cabo pelo principal accionista desta empresa, o Estado moçambicano, através de uma comissão liquidatária, e que poderá culminar com a arrecadação de um mínimo de 11 milhões de dólares, se os barcos forem vendidos ao preço base de licitação que, entretanto, pode variar para mais ou menos em função da demanda.

A venda deste património está inserida no âmbito do processo de liquidação da empresa, cujo principal activo eram justamente aquelas 24 embarcações que, na sua maioria, nunca foram usadas para o fim para o qual foram adquiridas, nomeadamente a pesca do atum.

Dados em nosso poder indicam que das 24 embarcações, nove beneficiaram de trabalhos de adequação e foram usadas durante cerca de dois anos para a pesca e as restantes ainda não tinham sido “adaptadas” até à altura em que as actividades da empresa foram suspensas devido à descoberta as “Dívidas não declaradas”. Leia mais…

Você pode também gostar de: