A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) está a divulgar conhecimentos sobre os hidrocarbonetos, desde a sua pesquisa até a utilização. Numa primeira fase o processo decorre nos estabelecimentos de ensino pré-universitário e superior, sedeadas na cidade de Maputo.
A iniciativa que prossegue desde o passado mês de Agosto do ano corrente visa dar o conhecimento sobre o funcionamento dos hidrocarbonetos, para além de abrir a visão dos moçambicanos, sobretudo os jovens estudantes, uma vez que ainda há muitas dúvidas sobre esta matéria.
Contudo, no próximo ano o mesmo vai se estender para as províncias de Inhambane, Sofala, Nampula e Cabo Delgado. A disseminação poderá se efectivar ainda nas instituições do Estado, para além encontro com os actores políticos.
Entretanto, na semana passada a equipa escalou a Escola Secundária Josina Machel onde os alunos apresentaram várias preocupações como o manuseamento, segurança, entre outros.
Por exemplo, de entre várias questões há quem perguntava sobre se haver uma fuga deste petróleo não vai provocar a destruição de muitas residências circunvizinhas desta.
Os instrutores acautelaram dizendo que não haverá problemas de incêndio porque a tendência desta substância quando escapa é procurar onde há abertura para sair para fora.
Não fiquem preocupados, já foram acauteladas todas as situações que constituem perigo. Neste momento, o mais perigoso são as botijas que utilizamos nas nossas casas porque se aquecerem podem explodir, este facto não vai se verificar no novo sistema, disse um dos palestrantes.
De referir que começaram a escalar ao país diversas companhias estrangeiras em 1948 tendo começado a levar a cabo os trabalhos de pesquisa de hidrocarbonetos principalmente nas áreas do continente. Com este resultado desta pesquisa foi a descoberta de campo de gás de Pande em 1961onde se seguiram as descobertas de Buzi em 1962 e campo de Temane em 1967.