TEXTO DE ABIBO SELEMANE
ABIBO.SELEMANE@SNOTICICAS.CO.MZ
A electrificação rural utilizando sistemas isolados de energia solar é uma realidade no distrito de Magude, província de Maputo, onde recentemente o Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou uma central fotovoltaica em Mapulanguene, que está a beneficiar 155 famílias.
No mesmo distrito, desta feita no posto administrativo de Mahel, a comunidade aguarda ansiosa pela inauguração da central fotovoltaica construída pelo Fundo Nacional de Energia (FUNAE).
Avaliada em 72 milhões de Meticais, esta central deverá permitir a ligação inicial de 137 consumidores, entre residências, instituições públicas e empreendimentos comerciais através da corrente que está a ser produzida pelos seus 312 painéis solares que produzem de 340 Watts peak (Wp) cada.
A unidade foi instalada a cerca de 50 quilómetros (Km) a Norte da vila-sede distrital de Magude, e inclui uma rede de iluminação pública com 88 candeeiros, sendo que a obra esteve a cargo dos empreiteiros Palmontt, na parte civil, e o consórcio SDS/IEM, na parte eléctrica. Leia mais…