Início » Economia nacional precisa de “amortecedores”

Economia nacional precisa de “amortecedores”

Por Jornal domingo

TEXTO DE ANGELINA MAHUMANE

ANGELINA.MAHUMANE@SNOTICIAS.CO.MZ

O governador do Banco de Moçambique (BdM), Rogério Zandamela, afirma que a Política Monetária, por si só, não tem capacidade para resolver todos os desafios da economia, sendo, por isso, fundamental que se criem amortecedores através de poupanças para que aquela possa responder a futuras crises. “Isso é válido para países e para famílias”.

Para além da poupança no seu formato tradicional, indicou que o país deve avançar para a constituição do Fundo Soberano com regras fiscais bem definidas e uma estrutura de governação transparente e funcional.

Para o efeito, indicou que poderiam ser utilizadas as receitas a serem arrecadadas com a exploração do gás natural. “Neste contexto, reforço a tese de que a criação deste fundo constitui uma oportunidade ímpar de mudar o actual paradigma do país, caracterizado por défice orçamental”, sublinhou.

Recordou que há mais de quatro décadas que a economia nacional é caracterizada por défices crónicos e estruturais nas contas fiscais e na balança de pagamentos, sem contar que tem sido afectada, de forma cíclica, por choques diversos e severos.

A título de exemplo, entre 1977 e 2000, o país foi afectado pela guerra civil e diversas calamidades naturais, o que levou o défice público a atingir cerca de 30 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), na mesma época, o défice na conta corrente atingiu 23 por cento. Níveis considerados críticos e insustentáveis. Leia mais…

Você pode também gostar de: