Início » Economia em trajectória firme de recuperação

Economia em trajectória firme de recuperação

Por Jornal domingo

– diz o ministro Max Tonela, em Washington, nos encontros com o FMI e Banco Mundial

TEXTO DE JORGE RUNGO

JORGE.RUNGO@SNOTICICAS.CO.MZ

O ministro da Economia e Finanças, Ernesto Max Tonela, esteve na semana finda na capital dos Estados Unidos da América (EUA), onde ofereceu um informe aos representantes do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a situação económica do país que, no seu entender “está numa trajectória firme de recuperação”.

Tal cenário acenta no facto de se prever que o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) acelere para sete por cento neste ano, contra 4,1 por cento em 2022, ultrapassando a meta estabelecida no Plano Económico e Social e no Orçamento do Estado (PES-OE) para 2023, que é de cinco por cento.

O Governo também prevê que esta trajectória de crescimento continue com uma média de cinco a sete por cento no período que vai de 2024 a 2025.

No que se refere às projecções de crescimento da Economia com Gás Natural Liquefeito (GNL) e sem gás, Max Tonela disse que os indicadores macroeconómicos para 2023 apontam para um cenário de crescimento real do PIB de sete por cento com GNL e de 4,2 por cento sem GNL. Leia mais…

Você pode também gostar de: