TEXTO DE ALFREDO ARMANDO
Os preços de produtos de primeira necessidade tendem a aumentar nos principais mercados da cidade de Maputo devido às restrições na circulação de pessoas e bens um pouco por todo o país, com particular destaque para o posto fronteiriço de Ressano Garcia, na sequência das manifestações pós-eleitorais.
Este agravamento de preços foi influenciado pela escassez de produtos essenciais com destaque para tomate, batata, cebola, óleo alimentar, entre outros, que são, maioritariamente, importados da vizinha África do Sul.
A título de exemplo, o saco de 10 quilogramas (kg) de batata-reno, que antes custava, em média, 300 meticais, hoje custa cerca de 500 Meticais e a cebola sul-africana passou de 250 para mais de 350 Meticais.
Na mesma senda, o preço médio do saco de 25kg de arroz que custava 1450 Meticais agora se situa em 1600 Meticais e o saco de 10 kg de arroz passou de 650 Meticais para 750 Meticais em média.
A caixa de tomate custa actualmente 1400 Meticais contra anteriores 400 Meticais, sendo este o produto que registou uma das maiores subidas do último mês, uma vez que é dos produtos mais consumidos em Maputo.
Na nossa ronda pelos mercados da cidade e província de Maputo, maior centro consumidor a nível nacional, observámos que o preço de cinco litros de óleo alimentar também teve uma variação positiva passando dos anteriores 650 para mais de 700 Meticais. Leia mais…