O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, e a vice-presidente da Sociedade Terminal de Minérios de Chongoene, Qijia Xueassinou, assinaram a Escritura Pública do Contrato de Concessão do Terminal Portuário de Chongoene, na província de Gaza.
Aprovada recentemente pelo Conselho de Ministros, a concessão do Terminal Portuário de Chongoene terá a vigência de 15 anos sob a gestão daquela sociedade que é construída pelas empresas Densheng Port SA, com 80 por cento do capital, e pela empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), com 20 por cento.
Esta sociedade tem em vista a construção, operação e gestão das infra-estruturas portuárias para o armazenamento e manuseamento de areias pesadas a granel, provenientes da Mina de Areias Pesadas de Chibuto.
Com capacidade para manusear cerca de oito milhões de toneladas por ano, as obras do Terminal Portuário de Chongoene estão avaliadas em cerca de 55 milhões de Dólares, na sua fase-1, e será gerido operado pelos CFM.
Esta concessão inclui ainda projectos sociais como a construção da linha-férrea Chibuto/Chókwè, com aproximadamente 73 quilómetros (Km), manutenção da estrada Chibuto/Chongoene, construção da estrada que liga a Estrada Nacional n.⁰1 (EN1) em Chongoene até ao terminal, numa extensão de cerca de 7 Km, fornecimento de água e energia às populações circunvizinhas do local, entre outras iniciativas. Leia mais…