A Confederação das Asso ciações Económicas de Moçambique (CTA) acredita que a isenção do Imposto sobre o Valor Acrescen tado (IVA) e a integração da soja na cadeia produtiva do óleo alimen tar poderão reduzir o preço deste produto dos actuais 245 para 140 Meticais por litro.
Além disso, entende que a me dida irá impulsionar a produção lo cal de óleo e, consequentemente, reduzir a dependência de importa ção de crude oil para refino, baix ando deste modo as importações de 162 mil para 103 mil toneladas anuais.
De acordo com a CTA, a produção de soja poderá crescer de pouco mais de 52 mil toneladas para 370 mil, beneficiando cerca de 250 mil produtores e impulsionar a ca deia produtiva nacional.
Adicionalmente, esta medida poderá beneficiar sectores com plementares como a avicultura, através do uso do bagaço de soja para a produção de ração, embala gens, energia e transporte.
Para o efeito, a CTA propõe que a isenção do IVA em produtos como sabões, açúcar, óleo alimentar, matéria-prima, produtos inter mediários, peças, equipamentos e componentes efectuadas pela indústria nacional do açúcar seja prorrogada por um período de cin co anos, ao invés de um, conforme decretado pelo Governo.
Segundo o director-executivo da CTA, Eduardo Sengo, a medida vai permitir que em cinco anos a in corporação de factores de produção local de óleo, por exemplo, possa atingir 30 por cento e a produção de soja verifique um aumento substancial. Leia mais…