População da Vila sede de Chimbunila, província do Niassa está radiante com a chegada da corrente eléctrica nacional trazida pela Electricidade de Moçambique (EDM) há cerca de um mês, segundo a população local,
a energia irá impulsionar o desenvolvimento comercial e turístico de que a região é potencial:
Os trabalhos consistiram na extensão da rede à vila de Chimbunila, sede do distrito de Lichinga, através da montagem, fornecimento, testagem e entrega, num percurso de 35 quilométros de linha de distribuição em média e baixa tensão.
Como forma de fazer chegar a corrente a sede do distrito foram montados 14 Postos de Transformação (PT) ao longo do percurso nos povoados de Mbandeze, Colongo, Lulimile, Mtava, Ntoto, Nomba e Complexo Lusa.
Segundo o Director Provincial da EDM, Luís Salomão, na província do Niassa estão em implementação dois projectos de electrificação rural nos distritos de Mecanhelas, Marrupa e Chimbunila, este último já concluído.
Os referidos projectos enquandram-se na política do Governo de fornecer energia eléctrica as populações como reflexo da estabilidade política, económica e social que se vive no país, particularmente nas zonas rurais. O projecto foi financiado pelo Reino da Noruega num valor estimado em dois milhões de dólares norte americanos.
Alguns populares manifestaram a sua satisfação pelo significativo contributo que a energia irá dar aos serviços distritais de saúde, educação e no convívio social.
Lucínio Teofilo residente de Chimbunila explicou que para ele dará um contributo valioso na medida em que passará a vender produtos gelados no seu estabelecimento comercial e irá atrair investimentos para a sede do distrito.
Por agora projecta adquirir um congelador para aumentar e diversificar os produtos como frangos, peixe entre outros que precisam de ser vendidos frescos.
Teófilo apelou as autoridades de direito para que moderem os valores de contrato de electricidade ora fixado em três mil meticais como um valor fora da capacidade de um camponês que apenas confia a época de colheita para conseguir dinheiro.
Maria Minofo é professora na Escola Primária Completa de Chimbunila