O Alto Comissário do Botswana, Thuso G. Ramodimoosi, visitou e reuniu, há dias, com o novo Conselho Directivo da Câmara do Comércio de Moçambique. O encontro que teve como agenda o relançamento da cooperação entre os dois países teve lugar na sede da Câmara do Comércio de Moçambique.
Julião Dimande e Arlindo Duarte, Presidente e Vice-Presidente da Câmara do Comércio recentemente eleitos, discutiram com o diplomata de Botswana as oportunidades de investimentos nas diversas áreas.
O actual Conselho de Direcção da CCM aposta numa abertura da câmara para que todos façam parte. Aliás, em busca da nova face e integração das Pequenas e Médias Empresas, foi assinado um memorando de entendimento entre a Câmara do Comércio de Moçambique e o IPEME- Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas.
O IPEME estava representado pelo respectivo Duirector, Claire Zimba, enquanto a Câmara fez-se representar pelos presidente, Julião Dimande.
ÁREAS DE COOPERAÇÃO
As Relações Diplomáticas entre Moçambique e Botswana datam do período antes da Independência. No geral, Moçambique tem dez Memorandos de Entendimentos assinados com Botswana que definem a sua cooperação.
As áreas de cooperação entre os dois países são: Transporte e Comunicação( projecto tripartido Moçambique-Botswana-Zimbabwe para a construção do porto de águas profundas e transporte ferroviário de grande porte em Techobanine, a sul de Maputo. O Botswana pretende construir um pipeline a partir deste porto, mas ainda não se sabe qual será o investimento necessário para esse efeito, sabendo-se, até agora, dos sete biliões de dólares que serão necessários para a construção do porto e linha-férrea).
Ao nível da agricultura , Moçambique tem recebido do Botswana vacinas para o combate à febre aftosa, conforme estipulado no memorando de entendimento assinado entre os governos moçambicano e tswana.
No Turismo, a parte moçambicana tem ainda o compromisso de criar condições para o transporte e recepção em território nacional de quinhentos elefantes oferecidos pelo governo do Botswana.
Por sua vez, Moçambique serve de corredor para o transporte de combustíveis e produtos destilados, exporta artigos de madeira e a madeira, citrinos e fornece energia para o Botswana.
A cooperação bilateral entre dois países ainda é baixa com tendência em aumentar, uma vez que em 2014 rondou em média um pouco mais de valor 2.434.000 dólares. No momento, encontram-se em avaliação todas áreas de cooperação com vista o cumprimento dos memorandos de entendimento, nomeadamente: agricultura, finanças, saúde, meio ambiente, investimentos, energia, defesa, transportes e comunicações, obras públicas e turismo.
IPEME assina acordo
de parceria com a câmara
O Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas, assinou recentemente um memorando com a Câmara de Comércio de Moçambique (CCM).
O memorando foi assinado por Julião Dimande( presidente da CCM) e Claire Zimba (Director do IPEME).
A cerimónia teve lugar na sede da CCM- Clube dos Empresários.
O memorando assinado é um instrumento que preconiza a promoção de sinergias no melhoramento da coordenação de acções e garantir a utilização racional dos recursos de que cada instituição dispõe por forma a tirar o máximo benefício.