TEXTO DE ANGELINA MAHUMANE
ANGELINA.MAHUMANE@SNOTICIAS.CO.MZ
O governador do Banco de Moçambique (BdM), Rogério Zandamela, alertou que a inovação financeira traz consigo riscos para os consumidores dos serviços prestados, bem como desafios para os bancos centrais, na qualidade de reguladores.
Por isso, e no seu entender, cabe aos bancos centrais responder a estes desafios através de investimentos em infra-estruturas tecnológicas e ajustamento dos seus quadros regulatórios. Aliás, Zandamela defende que é preciso encontrar formas de assegurar o equilíbrio entre os riscos e benefícios resultantes destas inovações para a economia.
“Na nossa actuação como reguladores do sistema financeiro, um dos grandes dilemas consiste em garantir esse equilíbrio, num contexto em que os crimes cibernéticos têm vindo a crescer, tornando-se cada vez mais sofisticados”, disse.
Zandamela reconheceu que actualmente é praticamente impossível encontrar uma instituição, seja banco central, ou de segurança, que não tenha sido vítima de ataques cibernéticos. “E nós, no BdM, não somos excepção”.
Por isso, segundo avançou, diariamente a instituição trabalha para mitigar e se proteger destes crimes que são uma realidade. Por essa razão, entende que a colaboração, cooperação e a unidade são a ordem do dia porque nenhuma instituição ou país é capaz de combater o fenómeno isoladamente. Leia mais…