Os membros do Conselho Consultivo do Banco de Moçambique (BM), que estiveram reunidos na semana passada na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, acreditam que é possível devolver o dinamismo de outros tempos à produção de arroz ao longo do vale do rio Limpopo.
Para o efeito, o Departamento de Estudos Económicos do BM desenvolveu uma pesquisa da qual extraiu algumas ilações que coloca à disposição do Governo para reflexão e eventual tomada de decisões, entre as quais destaca a necessidade de se repor gradualmente os direitos aduaneiros na importação deste produto.
Na apresentação dos resultados do estudo, a directora daquele departamento, Ilda Comiche, disse que há muitos esforços feitos pelo Governo, incluindo a implementação de políticas, reformas, incentivos e estratégias agrárias visando dinamizar o agro-negócio como um todo, todavia, o desempenho deste sector continua aquém do seu potencial.
O que faz com que se registem poucos sinais de melhoria neste domínio são vários constrangimentos, com destaque para o défice de infra- -estruturas, financiamento inadequado e mercado limitado que, em parte, traduz a forte concorrência com produtos importados. Leia mais…