O Governo, através do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) estão em conversações para se encontrar uma solução conjunta que possa minimizar o impacto negativo que a ameaça de manifestações mobilizada pelo candidato presidencial do PODEMOS, Venâncio Mondlane, com possível duração de uma semana, pode causar na economia nacional.
De acordo com o representante do Governo, o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, pretende-se alinhar as percepções e ouvir da CTA como o executivo deve agir em relação à situação, uma vez que o país tem vindo a enfrentar eventos adversos que já têm prejudicado a economia.
O ministro disse ainda que as últimas manifestações dos dias 21, 24 e 25 de Outubro, combinaram com a paralização da economia, na sequência de encerramento de algumas empresas e destruição de infra-estruturas económicas.
“Portanto, o Governo e o sector privado tem a missão de trazer algumas propostas de solução para se reduzir o impacto na economia. Se as manifestações forem feitas do mesmo jeito que as da semana passada, o país pode ficar numa posição de desenvolvimento económico muito difícil”, concluiu.
291