Mais de uma dezena de familiares de políticos de topo na China são acusados de usar depósitos offshore nas Ilhas Virgens Britânicas para acumular fortunas. O jornal The Guardian cita documentos secretos e aponta o cunhado do actual Presidente, Xi Jinping, e também o filho e o genro do ex-primeiro-ministro Wen Jaibao entre as pessoas que usam essas contas.
Os documentos falam também no papel central de grandes bancos e empresas de contabilidade ocidentais, como a PricewaterhouseCoopers, o Credit Suisse e o UBS, que actuaram como intermediários na criação das contas.
Estas revelações fazem parte da investigação nos últimos dois anos levada a cabo pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, em inglês), que obteve 200 gigabytes de dados de duas empresas nas Ilhas Virgens Britânicas. A informação foi publicada no The Guardian e outros media.
Cerca de 21 mil clientes da China e Hong Kong usaram os paraísos offshore. Altos dignatários não precisam de fazer declarações públicas de bens, pelo que a opinião pública não sabe como a elite usa os offshore para acumular riqueza.