TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA
IDNÓRCIO.MUCHANGA@SNOTICIAS.CO.MZ
O país passará a produzir, a partir do próximo ano, cerca de 900 megawatts (MW) de energia eléctrica através da transformação de gás natural na sequência da entrada em funcionamento da Central Térmica de Temane (CTT), que se localiza no distrito de Inhassoro, província de Inhambane.
Com efeito, prevê-se beneficiar mais de 1,5 milhão de famílias, no âmbito do programa Energia para Todos até 2030, e contribuir, igualmente, para a industrialização nacional.
A informação foi partilhada, semana passada, em Maputo, pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Estêvão Pale, durante a VIII edição da Cimeira e Exposição de Gás e Energia de Moçambique (MGES), evento realizado sob lema “Desenvolver um Sistema Sustentável e Inclusivo e Inclusivo para as Novas Energias em Moçambique”.
Presentemente, as centrais térmicas existentes no país produzem 450,2 MW de energia a partir do gás natural, estando a contribuir com cerca de 38 por cento na matriz energética nacional e parte deste recurso tem sido canalizada aos consumidores comerciais, familiares e exportado para os países da região Austral. Leia mais…