A Agência do Vale do Zambeze realiza hoje, no recinto da FACIM, em Maputo, o seminário sobre conservação e desenvolvimento sustentável, no qual se pretende discutir os modelos de gestão sustentável da biodiversidade e a geração de renda às comunidades.
Pretende-se também versar sobre os desafios e oportunidades na promoção das energias novas e renováveis para se consciencializar as comunidades sobre o aproveitamento dos recursos naturais renováveis.
Sabe-se que Moçambique possui um grande potencial e uma diversidade de recursos renováveis com destaque para solar, eólica, hidroeléctrica, de biomassa, geotérmica, entre outros, que são explorados de forma incipiente na base de pequenos sistemas isolados.
Para fazer face a isso, o Governo moçambicano pretende incrementar a diversificação da localização das novas centrais e o aumento do contributo das energias renováveis para 20 por cento na matriz energética nacional nos próximos 20 anos para atender a constante demanda de recursos energéticos que resulta do aumento da população e o crescimento rápido das zonas urbanas.