Assembleia Municipal da cidade de Maputo, aprovou esta quarta-feira, o valor correspondente ao subsídio do utente de transporte público urbano, 7 Meticais.
O dinheiro será canalizado directamente para a conta do cidadão, através do cartão Famba. O vereador de Mobilidade, Transporte e Trânsito do Município de Maputo, José Nicol’s, disse que o utente vai receber 28 Meticais, por dia para suportar as despesas de deslocação.
A decisão vem na sequência da constatação de que o cidadão num dia pode apanhar quatro chapas, sendo dois na ida e dois no regresso à casa. Feitos os cálculos, o utente de transporte no centro urbano vai receber do Governo 730 Meticais, por mês.
Para o efeito, o Governo tem disponíveis 40 milhões de dólares que poderão ser distribuídos para os utentes do transporte urbano durante seis meses.
Entretanto, ainda não há informação sobre quando é que a medida entrará em vigor, uma vez que decorre o processo de montagem no equipamento de pagamento electrónico nos autocarros, assim como a sensibilização dos cidadãos no sentido de adquirir o cartão Famba.
Nicol’s explicou que quando a medida entrar em vigor automaticamente as rotas onde actualmente são cobradas 12 Meticais a tarifa passará para 19, e onde vigora 15 passará para 22 Meticais.