O Secretariado Executivo do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) repudiou os actos de violência contra jornalistas em pleno exercício das suas actividades que ocorreram ontem durante a manifestação promovida pelo candidato do PODEMOS, Venâncio Mondlane.
Em nota partilhada esta tarde, o SNJ refere que tomou conhecimento, através de imagens divulgadas pela comunicação social, de uma acção policial, que incluiu o lançamento de gás lacrimogénio, no local onde um grupo de jornalistas entrevistava o candidato presidencial Venâncio Mondlane.
Para além de manifestar repúdio, o SNJ, apelou aos jornalistas no sentido de, em respeito às normas éticas e deontológicas da profissão, pautarem a sua actuação sempre pela observância das medidas de segurança pessoal, de modo a que não fiquem expostos a eventuais situações de violência.
“O Secretariado Executivo do SNJ solidariza-se com os profissionais da comunicação social que na circunstância contraíram ferimentos e, ou, perderam o seu equipamento de trabalho”, refere.