Está abarrotada a sala reservada para a discussão do tema “Rússia-África: na luta pela verdade”, por se entender que o combate às manifestações do neocolonialismo é parte integrante da política externa da Rússia e dos países africanos que pretendem estabelecer uma ordem mundial justa.
Conforme indicam os organizadores do evento, uma das respostas às aspirações expansionistas do Ocidente deverá ser o reforço dos laços económicos e políticos entre a Rússia e África, com base nos princípios da modernização auto-suficiente.
“Um elemento-chave neste processo é a criação de um sistema financeiro internacional auto-suficiente e independente para a maioria global, baseado na multipolaridade e no desenvolvimento económico soberano”, referem.
O tema está a ser moderado pelo deputado da Duma estadual da Assembleia Federal da Federação Russa, Nikolay Novichkov, e despertou a atenção de toda a imprensa russa e africana que cobre a I Conferencia Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África que decorre hoje e amanhã, na cidade de Rochi, Território Federal de Sirius, na Rússia.