Início » REVIMO não é só portagens

REVIMO não é só portagens

Por Jornal domingo
  • afirmam gestores da Rede Viária de Moçambique (REVIMO)

TEXTO DE JORGE RUNGO E ALFREDO ARMANDO

Os membros do Conselho de Administração da REVIMO concederam-nos uma entrevista, na qual afirmam que as suas actividades não se resumem à gestão de portagens. “O objecto do contrato que temos com o Estado é de construir, conservar e explorar estradas, pontes e outras infra- estruturas conexas.

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) da REVIMO, Constantino Gode, os administradores executivos, Aurora Mussá e Inácio Alfinete, e o director comercial, Sérgio Nhancale, sublinham que a ênfase da empresa não é a construção de praças de portagem. “Só que, neste momento, o mecanismo que temos para recuperar o investimento e ter recursos para garantir a manutenção das infra-estruturas é por via da comparticipação dos utentes”.

Acrescentam que não têm accionistas ocultos e receberam o empreendimento “incompleto”, uma vez que faltava a construção do Nó de Tchumene, a estrada de ligação Marracuene-Macaneta, entre outras vias que careciam de reabilitação, que foram executadas a partir de fundos próprios e empréstimos.

Também se mostraram preocupados com os constantes acidentes de viação que ocorrem na Estrada Circular de Maputo e na Estrada Nacional Número Seis (EN-6), nas províncias de Manica e Sofala, que geraram prejuízos acima de 28 milhões de Meticais resultantes do derrube de postes e quebra de luminárias. E ainda há roubo de cabos eléctricos, destruição de barreiras de betão, entre outros.

Presentemente, em que é que se circunscreve o objecto da concessão?

Constantino Gode (CG) – No contrato principal, os troços que foram concessionado são a EN6, a Estrada Circular de Maputo, que inclui o troço Marracuene- -Macaneta. Também tem a ponte Maputo-KaTembe e as estradas de ligação da EN-1, concretamente KaTembe-Ponta de Ouro e Bela Vista-Boane. Mais tarde, assinamos uma adenda que incorpora a reabilitação dos troços Macia- -Praia do Bilene, Macia-Chókwè e Chókwè-Macarretane. Todos estes troços estão a beneficiar de manutenção de rotina e temos nestes locais portagens, centros de assistência e manutenção e básculas. Leia mais…

Você pode também gostar de: