Pela via do México não foi possível manter vivo o desejo de qualificação da Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminina ao Campeonato do Mundo da FIBA da Alemanha-2026, com a equipa a sofrer três derrotas em igual número de jogos da fase de grupos e, por isso, ver-se precocemente eliminada.
Depois de graves problemas logísticos que fizeram com que a equipa chegasse ao México dividida em dois grupos na segunda- -feira, ademais saindo do aeroporto directamente para o pavilhão, onde fez o primeiro jogo, com a competição a correr, Moçambique perdeu, por lesão, a capitã, extremo e experiente Odélia Mafanela, acabando por terminar a participação sem grandes soluções no jogo interior. Na véspera da viagem, recorde-se, a equipa ficou a saber que não pode contar com a poste Tamara Seda que, assim, se juntava à sua “torre gémea”, Leia Dongue que, desde sempre, mostrou indisponibilidade para esta empreitada.
FINTAR ALTITUDE PARA MELHOR JOGO DO TORNEIO
De problema, a chegada tardia da Selecção Nacional à cidade do México foi, de alguma forma, uma meia-vantagem, olhando para a qualidade dos jogos feitos e os respectivos resultados.
Na segunda-feira, o primeiro grupo de atletas chegou à cidade do México às 13.55 horas locais, enquanto que o segundo, desembarcou às 17.30 horas, escassas três horas do início do jogo. Leia mais…