ANTÓNIO MONDLANE, Em Nova Iorque
O Presidente da República, Filipe Nyusi, intervém, esta manhã (tarde em Maputo), na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), no Debate Aberto de Alto Nível do Conselho sobre Segurança e a Dignidade dos Civis nas zonas de conflito.
O Chefe do Estado moçambicano participa do evento em resposta a um convite formulado pelo seu homólogo da Confederação Suíça, Alain Berset, cujo país assume actualmente a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Filipe Nyusi, que chegou à Nova Iorque, por volta das 15 horas locais, 21 horas em Maputo, toma parte neste evento em jeito de retribuição ao convite que o país endereçou ao presidente da Confederação Suíça quando em Março Moçambique presidiu, pela primeira vez, o Conselho de Segurança das Nações, altura em que propôs como tema de debate o combate ao terrorismo e prevenção do extremismo violento.
Pode-se afirmar que a agenda da Confederação Suíça e de Moçambique, na sua presidência ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, é coincidente, uma vez que os debates propostos por ambos os países relacionam-se com matérias a paz e segurança no mundo.
Aliás, o embaixador Pedro Comissário, representante permanente de Moçambique junto das Nações Unidas, Pedro Comissário, explicou ao domingo que o convite formulado ao Chefe do Estado moçambicano para participar do debate aberto sobre a protecção de civis, é mais uma prova do compromisso de Moçambique com a agenda da paz mundial.
“Ao sermos eleitos a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU escolhemos como uma das grandes prioridades a resolução de conflitos no mundo por via da do diálogo”, frisou Pedro Comissário.