POR: LUÍSA JORGE
luisa.jorge@snoticias.co.mz
Celebra-se na quinta-feira próxima, 13 de Fevereiro, o Dia Internacional do Preservativo e, no país, esta efeméride será assinalada com uma campanha nacional com a duração de dois meses que vai decorrer sob o lema “Namorar com Responsabilidade é se Proteger do HIV, Doenças de Transmissão Sexual e Gravidez Indesejada”.
Este lema tem como propósito activar um movimento nacional onde adolescentes e jovens sejam protagonistas da redução de novas infecções, numa altura em que, segundo o relatório realizado no ano antepassado pela Spetrum, uma organização das Nações Unidas, adolescentes e jovens, com idades compreendidas entre 15 e 24 anos, são responsáveis por 31 mil novas infecções. Para marcar a celebração, o Conselho Nacional de Combate ao Sida (CNCS) também fará uso de plataformas digitais para difusão de informações relacionadas com a importância do uso do preservativo como meio de prevenção e promoção de saúde.
Dados disponíveis indicam que persiste a tendência de maior adesão ao preservativo masculino em detrimento do feminino. A título ilustrativo, no ano de 2022 foram alocados em todo o país 92 milhões de preservativos masculinos contra 2 milhões de femininos Leia mais…