O escritor moçambicano Pedro Pereira Lopes é o vencedor da edição 2024 do prémio literário Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura de Portugal, com a obra de poesia “Tratado das Coisas Sensíveis”.
Para além de 5 mil euros, o prémio inclui a edição e publicação da obra em Lisboa, com uma tiragem de dois mil exemplares, conforme indica o regulamento do galardão.
A Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) criou o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura, com o objectivo de dar continuidade à sua missão, enquanto editora pública, de promoção e preservação do património da língua e da cultura portuguesas e, simultaneamente, homenageando Vasco Graça Moura enquanto cidadão, intelectual e antigo administrador da empresa responsável pelo pelouro editorial.
Pedro Pereira Lopes nasceu em 1987, na província da Zambézia. Escreve poesia, contos, relatos de viagens e ensaios.
Publicou 15 livros, muitos deles infanto-juvenis, entre eles “A história do João Gala-Gala” (2017), em co-autoria com o músico Chico António, “Por que é um livro mágico?” (2020), em co-autoria com Angelina Neves e organizou a antologia “Primeiro livro de poesia — uma introdução aos poetas de Moçambique” (2022).
Pedro Lopes vence prémio literário em Portugal
266
Artigo anterior