Início » “Nunca chegaremos à Lista Negra”

“Nunca chegaremos à Lista Negra”

Por Jornal domingo

O Coordenador Nacional do Comité Executivo de Coordenação de Políticas de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e Terrorismo, Luís Cezerilo, afirmou hoje que Moçambique jamais entrará para a Lista Negra do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI) enquanto mantiver o actual nível de cumprimento das medidas emanadas por aquela entidade.

Num encontro com vários jornalistas nacionais, Luiz Cezerilo sublinhou que, presentemente, tudo está a ser feito para retirar o país da Lista Cinzenta, incluindo a preparação das diferentes instituições publicas para a recepção dos avaliadores do GAFI, que deverá acontecer proximamente.

Sublinhou que já existe um plano de acção para esse efeito, o qual prevê a verificação do funcionamento de todos os sistemas de governação nos aspectos relacionados com a Lista Cinzenta para que, na hora da avaliação, “todos falem a mesma língua”.

Também fez saber que o referido plano de acção visa prevenir que o país seja mantido nesta lista e que todas as instituições estejam comprometidas com as recomendações do GAFI e, dada a confiança que o Governo tem, referiu que até já foi elaborada um plano de acção para a era pós-Lista Cinzenta.

Você pode também gostar de: