Início » Moçambique quer acolher Jogos Escolares da CAF

Moçambique quer acolher Jogos Escolares da CAF

Por Idnórcio Muchanga

TEXTO DE SALVADOR NHANTUMBO

SALVADOR.NHANTUMBO@SNOTICIAS.CO.MZ

Moçambique quer acolher a fase regional dos II Jogos Escolares da Confederação Africana de Futebol (Jogos Escolares da CAF), prevista para Outubro próximo. Para o efeito, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) já submeteu a sua candidatura ao órgão que gere a modalidade no continente.

A decisão surge depois de Moçambique ter desistido de participar na última fase regional, que se realizou no ano passado, no Malawi, devido a dificuldades financeiras. Isto aconteceu depois de o país ter sido escolhido pela CAF para ser palco do lançamento do evento (a primeira edição), cerimónia que decorreu no Campo do Costa do Sol, na cidade de Maputo. Moçambique organizou a fase interna, numa iniciativa que envolveu a FMF, elo entre CAF, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), responsável pelo desporto escolar, e Secretaria de Estado do Desporto (SED), entidade que define as políticas do sector no país.

A candidatura de Moçambique surge, segundo Arnaldo Salvado, director do Departamento Técnico da FMF, que responde também pela área de formação, como uma medida visando limpar a mancha deixada pela desistência de Moçambique, mesmo depois de ter organizado o campeonato interno e apurado os respectivos representantes, nomeadamente as equipas das Escola Secundária da Matola, em masculinos, e da Liberdade, em femininos.

“Penso que é um pouco com o sentimento de culpa que a FMF assumiu candidatar-se à realização da fase regional. Portanto, a FMF comunicou não só à CAF, mas também à COSAFA que quer organizar esta prova. Este acto foi feito com o conhecimento do MINEDH e SED”, contou Salvado, encarregue internamente pela coordenação técnica do evento. Leia mais…

Você pode também gostar de: