- Ministério da Saúde eleva nível de vigilância para as febres hemorrágicas a nível nacional
POR: BENTO VENÂNCIO
bento.venancio@snoticias.co.mz
Autoridades sanitárias moçambicanas estão sob alerta devido ao registo de casos de doença associada ao vírus de Marburg na Tanzania. O país vizinho, que faz fronteira com as províncias moçambicanas de Niassa e Cabo Delgado, já notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a ocorrência de nove casos suspeitos de febre hemorrágica, dos quais oito resultaram em óbitos, correspondendo a uma letalidade 90%.
Face a estes acontecimentos, foram colhidas amostras de alguns dos casos, uma das quais foi positiva para o Vírus Marburg, e por isso, no dia 20 de Janeiro corrente, o Ministério da Saúde da Tanzania declarou a ocorrência de um surto de doença de Marburg.
No entanto, o surto que está ainda restrito à região de Kagera, situado no norte do país. Em resposta, o Ministério da Saúde da Tanzania, com apoio do Centro Africano de Prevenção e Controlo de Doenças, está a implementar diversas medidas no âmbito do plano de resposta ao surto, incluindo intensificação da vigilância epidemiológica e laboratorial, reforço das medidas de prevenção e controlo de infecções (PCI), manejo adequado de casos, bem como acções de educação e comunicação de risco para quebra das cadeias de transmissão. Leia mais…