O Ministro da Saúde, Ussene Isse, anunciou que médicos especialistas em cirurgia serão afectos em todos os hospitais existentes no país,no âmbito de uma medida do governo que visa aproximar e oferecer cuidados sanitários de qualidade a população e reduzir os gastos que as transferências para outros hospitais representam para os cofres do Estado.
O titular da pasta da Saúde precisou que os hospitais serão reforçados em equipamentos médico-cirúrgicos para um melhor desempenho dos cirurgiões no exercício das suas actividades para colheita de melhores resultados.
“Estamos a colocar médicos especialistas em todos os hospitais e em particular do domínio da cirurgia, com o objectivo de promover a resolução dos problemas de saude dos utentes ao nível local. O doente deve ser operado na sua área de residência para que tenha o apoio familiar, entre outros benefícios que visam garantir a sua rápida recuperação”- frisou.
Adiante, destacou a necessidade de se aprimorar novos procedimentos para levar a cabo com sucesso as intervenções cirúrgicas aos pacientes ao nível dos hospitais com essa capacidade.
“Em caso de qualquer dúvida, os médicos devem fazer o estudo do caso e encontrar o consenso sobre o procedimento a tomar para o sucesso da intervenção cirúrgica envolvendo os médicos mais experientes na área”, vincou.