– Igor Vaz, médico urologista e fundador da Focus Fístula
Urologista, cirurgião recontructivo e fundador da Focus Fístula, Igor Vaz foi destacado na quarta-feira pela Sociedade Internacional de Urologia (SIU) com o prémio internacional de Ensino Albert Schweitzer pelos seus feitos na formação de urologistas em África, Ásia e América Latina e sua dedicação na assistência médica de carácter humanitário a pessoas desfavorecidas.
Esta premiação decorreu na Conferência Internacional de Urologia que ser realiza anualmente e teve lugar na capital indiana, Nova Deli.
Vaz participou no evento e conduziu uma palestra para mais de 200 participantes provenientes de diferentes cantos do mundo.
Com mais de 30 anos de carreira na área de urologia, Igor Vaz é, hoje, reformado pelo Serviço Nacional de Saúde, onde dedicou grande parte da sua carreira. domingo entrevistou-o há dias para falar, entre várias coisas, do significado desta distinção. A conversa girou também em torno do seu trabalho na Focus Fístula e da capacidade do país em intervenções na área de urologia e cirurgia reconstructiva.
O que significa para si este Prémio de Ensino Albert Schwetzer ?
Sou membro da Sociedade Internacional de Urologia desde 2007 e tenho participado nestas conferências desde então. Por isso, é uma honra ter sido destacado nesta área com um prémio de ensino a este nível. Penso que é importante que o nosso trabalho esteja, de alguma forma, a fazer diferença na vida das pessoas e a ser valorizado.