Início » Meninas desafiam estereótipos

Meninas desafiam estereótipos

Por Jornal domingo

POR: HERCÍLIA MARRENGULE

No coração do bairro Ferroviário, na cidade de Maputo, onde o som das máquinas de soldadura mistura-se ao barulho do quotidiano, uma pequena oficina chama atenção de quem passa. À primeira vista, parece um espaço improvisado, mas na verdade, o local esconde uma história de coragem e determinação.

É ali onde cinco jovens mulheres decidiram quebrar paradigmas e embarcar num desafio. Construir carreira na serralharia, uma área tradicionalmente dominada por homens. A oficina Wood Metal Moçambique, está localizada no quarteirão 56 e nasceu do sonho de cinco meninas que trocaram caminhos convencionais por um ofício que exige força física e de vontade, técnica e precisão.

A trajectória, começou na Fábrica de Cofres de Moçambique, onde receberam formação. Impressionados com o empenho das meninas, seus mentores incentivaram-nas a criar um espaço próprio, onde pudessem desenvolver suas habilidades e, segundo elas, consolidar a presença feminina na indústria metalúrgica. Mesmo com parcos recursos, a Wood Metal Moçambique já realiza trabalhos para clientes da comunidade e, às vezes, até se desloca para serviços externos. O espaço onde montaram a oficina foi cedido por um mestre serralheiro, que acredita no seu potencial. Leia mais…

Você pode também gostar de: