Início » MEMÓRIA – BAIRRO DE TALENTO: O Chamanculo da bola “dourado” por Mutola

MEMÓRIA – BAIRRO DE TALENTO: O Chamanculo da bola “dourado” por Mutola

Por Idnórcio Muchanga

Texto de Joca Estêvão
joca.estevao@snoticias.co.mz

Os bairros periféricos da Mafalala, Chamanculo, Xipamanine, Aeroporto e Urbanização tiveram similaridades diversas em tempos. De lá “brotaram” políticos, desportistas de eleição, músicos, entre craques de variadíssimas artes.

Do Chamanculo, por exemplo, é destaque desportivo, do mais alto nível, a antiga estrela do atletismo mundial Maria de Lurdes Mutola, que conquistou tudo o que havia para vencer no atletismo.

A menina do Chamanculo conquistara a medalha de bronze em Atalanta e, assumindo que era importante vencer a olimpíada de Sidney, desenhou-se um plano estratégico que a levou a viver na Austrália, como forma de se adaptar ao clima (o verão húmido) que seria difícil de se ambientar a ele se fosse na altura da prova.

Como uma das estratégias, recorde-se, Mutola entrou na vila olímpica quando faltavam dois dias para a competição para evitar o que tinha acontecido em Atalanta, em que ficou doente durante a competição. Foi assim que o plano resultou, colocando o Chamanculo e Moçambique no topo do mundo. Leia mais…

Você pode também gostar de: