TEXTO DE ALMIRO SANTOS, EM PARIS
Depois de mais de 17 dias de competição, terminam hoje os Jogos Olímpicos de Paris, com uma cerimónia menos grandiosa que a de abertura, no qual os organizadores surpreenderam o mundo com um cortejo pelo rio Sena, na primeira vez que um evento desta natureza se realizou fora de um estádio de futebol.
A única coisa que os franceses já garantiram para esta cerimónia de encerramento é que, apesar de ser menos espectacular que o cortejo inaugural pelo Sena, terá condimentos especiais, até porque foi projectada pelo mesmo director artístico do evento de abertura, Thomas Jolly.
A cerimónia, que está marcada para o Stade de France, em Saint Denis, não podia ter escolhido um local mais representativo da miscelânea cultural em que se transformou a França, pois é precisamente naquela comuna que vive grande parte de imigrantes, tornados franceses a partir da segunda geração.
Apesar de menos grandioso, o evento do fecho de Paris-2024, será marcado pela entrega formal da tocha olímpica à “Mayor” de Los Angels, Karen Bass, representado a passagem de testemunho à cidade que acolhe os próximos Jogos Olímpicos, em 2028. Leia mais…