Início » INCLUSÃO FINANCEIRA: Persiste disparidade de género

INCLUSÃO FINANCEIRA: Persiste disparidade de género

Por Jornal domingo

POR: ANGELINA MAHUMANE

 angelina.mahumane@snoticias.co.mz

Cerca de 64 por cento das mulheres moçambicanas permanecem excluídas dos serviços financeiros formais, contra apenas 36 por cento dos homens que se encontram na mesma situação, segundo dados do Inquérito sobre Literacia Financeira divulgados recentemente pelo Banco de Moçambique (BdM).

disparidade do género na inclusão financeira é tanta que apenas 43 por cento das mulheres é que tem conta bancária e as restantes 57 não a possuem. Do lado dos homens, o cenário é inverso, pois 53 por cento dispõe de conta bancária e apenas 47 não tem. Em relação às contas de moeda electrónica, os dados a que tivemos acesso mostram que 80 por cento das mulheres tem contas de moeda electrónica, contra 87 por cento dos homens.

A exclusão é de 20 por cento para o género feminino e apenas 13 para o masculino. No que toca à poupança, o Inquérito sobre Literacia Financeira em Moçambique revela que apenas 38 por cento das mulheres adere a estes serviços, mas o número de homens também é reduzido com diferença de apenas um por cento. A mesma situação acontece em relação aos empréstimos, onde apenas 19 por cento das mulheres tem fi[1]nanciamento bancário contra 20 dos homens. Leia mais…

Você pode também gostar de: