Ibondo é um termo que em língua echuabo significa joelho. Nas artes denomina uma dança praticada aos pares, envolvendo um homem e uma mulher, que dançam de forma sensual. Nas exibições o homem introduz o joelho entre as pernas da mulher, acto que ganha mais profundidade à medida que a dança se prolonga e cresce em termos de animação.
O nome, portanto, está relacionado à maneira como os dançarinos se exibem nesta que é uma das manifestações culturais praticadas no distrito de Inhassunge, província da Zambézia. Reza a história que vem sendo praticada por pessoas de diversas classes sociais desde os anos de 1920, excepto menores de idade. Segundo o director da Casa Provincial de Cultura de Quelimane, Hélder Falso, no quadro dos preparativos para o início desta dança um dos anciãos responsável do grupo dirige uma cerimónia de evocação dos espíritos (anteriores responsáveis da dança) e das autoridades gentílicas, cujo objectivo é reconhecer estas figuras e garantir que a exibição tenha sucesso.
A dança, o canto e demais manifestações culturais estão intimamente relacionadas com o universo espiritual, seja através da evocação das divindades e dos ancestrais, como de realização estéticolúdicas e emotivas. Leia mais…