Início » História do Banco de Moçambique contada em museu

História do Banco de Moçambique contada em museu

Por Pretilério Matsinhe

Localizado numa das caves do edifício de serviços, com o acesso voltado para a Avenida Samora Machel, em Maputo, o Museu Banco de Moçambique (BdM) abre as portas ao público às terças, quintas e sábados, das 10h00 às 17h00, tendo como objectivo garantir a preservação e valorização da memória institucional e a continuidade geracional do conhecimento dos diversos estágios da história deste a criação desta instituição.
Contempla cinco áreas temáticas que versam sobre a evolução dos meios de pagamento no país, a história do BdM e do Metical, a evolução tecnológica da actividade bancária, bem como a génese do comércio de ouro em África, em geral, e em Moçambique, em particular. O espaço acomoda ainda uma galeria de arte com exposição permanente e temporária, um auditório, uma loja e uma cafetaria a partir da qual se pode apreciar o monumento do Metical.
domingo visitou o museu. O primeiro contacto foi com a galeria de arte, composta por duas salas, sendo uma de exposição permanente e a outraLeia mais…

Você pode também gostar de: