O Projecto de Restauração do Parque Nacional de Gorongosa recebeu, na quarta-feira, em Madrid, Espanha, o Prémio Mundial para a Conservação da Biodiversidade, em reconhecimento da recuperação ecológica bem-sucedida nos últimos 20 anos.
Atribuído pela Fundação Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), de acordo com o respectivo director, o prémio celebra “o valor da vida em todas as suas expressões e de todos aqueles que se dedicam à sua defesa”.O organismo realça que corresponde aos resultados extraordinários das acções em defesa da natureza que está a ser implementado no Parque Nacional da Gorongosa, em Sofala.
Susana Carvalho, directora do Programa Paleo-Primatologia da Gorongosa, destacou que o trabalho desenvolvido naquela área de conservação é “guiado por uma crença simples, mas poderosa, através do qual pessoas e a natureza podem prosperar juntas”.
O Projecto de Restauração é uma parceria de co-gestão entre o Governo de Moçambique e a Fundação Greg Carr, uma instituição filantrópica dos Estados Unidos da América.