A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) iniciou semana passada uma série de visitas a diferentes campos de futebol que vão acolher jogos do Campeonato Nacional, o Moçambola-2022.
Estas são inspecções preliminares que o organismo reitor do futebol nacional está a levar a cabo, devendo haver as intermédias e finais, estas últimas que irão conter o veredicto da FMF que aprova ou reprova determinados recintos.
Aliás, após o término das inspecções preliminares, os clubes serão notificados dos resultados e das possíveis recomendações. As novas inspecções deverão ter lugar até 30 de Março do ano em curso.
Findo o processo de inspecção e reinspecção, a FMF irá emitir um comunicado com a lista dos estádios e campos aprovados para Moçambola-2022, sendo expressamente proibido a utilização de estádios e campos não aprovados pela entidade máxima do futebol moçambicano.
Nesta que foi a primeira semana de inspecções, foram visitados os campos do Costa do Sol, Associação Black Bulls e Liga Desportiva de Maputo, situadas nas capital do país e na Matola.
As inspeções da FMF acontecem ao abrigo do comunicado oficial nº 1 (que lança o quadro geral da temporada), que preconiza que é da responsabilidade deste organismo, a homologação dos estádios e recintos para prática do futebol no Moçambola-2022, com base na aplicação de regulamento de estádios e campos da FMF. As inspeções da FMF não obstam que haja outras dirigidas por outras entidades, nomeadamente a Liga Moçambicana de Futebol (LMF), órgão gestor do Moçambola. Contudo, os resultados da inspecção da FMF prevalecem sobre as doutras entidades em caso de conclusões diferentes.