Início » Felicidade com tons de amargura

Felicidade com tons de amargura

Por Jornal domingo
  • Adolescentes em Mocuba, na Zambézia, encontram outro rumo à vida positiva após descobrirem que vivem com HIV ou com outras vulnerabilidades

POR: BENTO VENÂNCIO

bento.venancio@snoticias.co.mz

Através da obsessiva busca da felicidade, pisaram espinhos pelos caminhos que cruzaram. Experimentaram vários modos de viver a amargura que medeia um passado difícil, quase intragável, até o retorno à felicidade. A dificuldade parecia ter os nomes delas. De desespero em desespero, viram-se forçadas a praticar o errado para se alimentarem, mesmo quando isto representava sério risco para vida delas. Uma das raparigas chegou a relacionar-se ocasionalmente com homens a troco de cinquenta Meticais e ganhou uma doença que quase lhe custava a vida. Conta a nossa Reportagem que escalou a montanha no que ela representa do pior.

Custou subi-la. Contudo, hoje diz que a sua existência no mundo se resume a um deslizar rápido, embora com tropeços, mas nada que se compare ao seu triste passado. Estuda e aprendeu a trabalhar desde muito cedo. Outra menina fala-nos de um caminho que é uma extensão das carências de uma família que, embora afável, pouco tinha para cuidar dos filhos.

“Aprendi a desenrascar a vida pelo pior caminho. Ia a festas e tropeçava no caminho da vulnerabilidade”, declara. Leia mais…

Você pode também gostar de: