Aextracção do guano, substância obtida pela via de morcegos e importante para a elevação da produtividade agrícola, atingiu, este ano, a cifra de 50 toneladas, no Parque Nacional da Gorongosa (PNG), na província de Sofala.
Informações avançados ao jornal domingo indicam que a colheita daquele recurso aconteceu até Agosto passado, no quadro de uma iniciativa que envolve a “Guano Moz”, empresa privada de capitais nacionais. Segundo Cesária Vitória Huo, do Departamento Científico do PNG, no início do corrente ano foi estabelecida uma parceria no sentido de assegurar a actividade na região de forma sustentável.
A nível daquela área de conservação, foram identificadas pelo menos cerca de 70 espécies de morcego, entre outros lugares remotos, nas grutas de “Kodzue”, o mais precioso espaço para a obtenção daquele tipo de recurso.
Destaca que, apesar de não ser possível encontrar o mesmo tipo de espécies em todos os pontos, a zona de “Kodzue” possui um extenso “habitat”, tanto de morcegos insectivos, como os de fruta. Leia mais…