POR: ABIBO SELEMANE
abibo.selemane@snoticias.co.mz
Algumas escolas dos distritos de Matola, Boane, Moamba, Manhiça e Marracuene, na província de Maputo, ainda não divulgaram os resultados do exame especial do ensino secundário da 10.ª e 12.ª classes. Trata-se de estabelecimentos de ensino cujos alunos não realizaram os exames finais que tinham sido marcados entre os dias 2 e 13 de Dezembro de 2024, na sequência da greve dos professores que exigiam o pagamento do subsídio de horas extras em atraso dos últimos três anos.
A directora provincial de Educação e Cultura, em Ma[1]puto, Carménia Canda, disse que a situação ficou mais complicada nos distritos da Matola e de Marracunene, onde existe um maior número de escolas que ainda não divulgaram os resultados.
“Marracuene tinha sete estabelecimentos de ensino que não tinham divulgado os resultados até sexta-feira e Matola contava com vinte e dois na mesma situação. Outros distritos têm uma ou duas escolas que não disponibilizaram as notas”, disse, para depois sublinhar que esta situação se deveu também às reivindicações dos docentes que exigem o pagamento do 13.° salário Leia mais…