Pouco mais 16 mil Membros de Mesas de Voto (MMV) deverão ser formados a partir da próxima semana pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) em Cabo Delgado.
Deste número, serão apurados 15.337 elementos que irão garantir o processo de votação em 2.191 mesas de voto a serem instaladas em vários locais no dia 9 de Outubro próximo.
Para o efeito, arrancou hoje em Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, a formação de 1008 candidatos a formadores provinciais, dos quais serão apurados 918 formadores.
Falando na abertura da formação, Cassamo Camal, director provincial do STAE, pediu aos candidatos para que se dediquem durante a formação, o que lhes vai permitir uma melhor assimilação dos conteúdos para que possa ser fácil a transmissão dos mesmos aos MMV.
“Queremos um processo limpo que possa orgulhar a todos. Um pequeno erro na transmissão dos conteúdos aos MMV pode sujar todo o processo eleitoral que se pretende genuíno”, apelou Camal.
Refira-se que em Cabo Delgado foi inscrito um universo de 1.407.544 potenciais eleitores, para as eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais. Para Assembleia da República, a província conta com 21 mandatos, enquanto para assembleia províncial com 82 mandatos.