Nasceu em 2008, na cidade de Maputo. Começou a praticar ténis, em 2014, no âmbito de uma campanha de “caça talentos” nas escolas, levada a cabo pelo Clube de Ténis. Era aluno da Escola Primária 16 de Junho.
Não foi fácil ingressar nesta modalidade porque, na altura, não respondia às suas aspirações. Por isso que, enquanto treinava nos juvenis, foi experimentando outras modalidades, nomeadamente futebol, basquetebol, natação, judo, andebol, futsal. Praticou, inclusive, capoeira.
Todavia, quis o destino, um mês depois de celebrar o 16.° aniversário, que fizesse história ao tornar-se no primeiro tenista moçambicano a vencer dois circuitos internacionais de ténis, após derrotar, na final, o inglês Casey Drake, por dois sets a zero, e na outra o angolano Daniel Domingos, também por 2-0.
As provas foram disputadas em Fevereiro do ano corrente, nos Courts do Jardim Tunduru, na cidade de Maputo. Esta conquista que abrilhantou o atleta coloca Moçambique em ascensão no Raking mundial da modalidade.
Edilson Rosa. Eis o rosto da presente edição do domingo. Leia mais…
201
Artigo anterior