O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, diz que as perdas registadas em todas as fases das manifestações pós-eleitoral atingem cerca de 32,2 biliões de Meticais e arrastaram mais de 17 mil postos ao desemprego.
Detalhou que, só durante a última quadra festiva de Natal e Fim do Ano, as perdas são estimadas em 7,4 mil milhões de Meticais, sendo que 56 por cento resultaram de vandalizações e 44 por cento das constantes paralisações e redução da procura.
Sublinhou que, no geral foram afectadas 260 empresas nas três primeiras fases e 695 empresas na última fase de Dezembro, totalizando assim 955. Destas, cerca de 51 por cento, sofreram vandalizações totais e saques das suas mercadorias.
Falando hoje, em Maputo, durante a 18ª edição do economic brienfig, referiu que o sector de comércio foi o mais afectado, sendo que as perdas totais e o seu impacto no Produto Interno Bruto (PIB) totalizaram pouco mais de 24,8 mil milhões de Meticais, cerca de 2,2 por cento do PIB.
“Esta situação afectou negativamente as projecções do crescimento económico de 2024 que passaram a situar-se a 3,3 por cento, bem abaixo dos 5,5 por cento da previsão inicial” clarificou.