As cidades de Maputo e da Beira acordam hoje com a Corrida Azul, uma meia-maratona organizada pelo Standard Bank.
Na capital do país, a corrida vai na sua quinta edição, enquanto na Beira esta será a segunda e coincide com as comemorações dos 116 anos daquela urbe.
O processo de inscrição nas duas cidades ficou marcado pela enorme adesão de corredores, esperando-se cerca de cinco mil participantes nas duas urbes.
Em Maputo, a prova vai comportar as categorias de 5KM, 12KM e 21KM, com a partida a acontecer na avenida 10 de Novembro, junto à sede do Standard Bank, atravessando a Avenida 25 de Setembro, através da Praça Robert Mugabe, Avenida Marginal até ao bairro Triunfo, fazendo-se o mesmo percurso de regresso até a meta na sede do Standard Bank.
Enquanto na Beira consistirá num trajecto de 10 quilómetros tanto para populares, como para federados, em ambos os sexos.
A realização da 5.ª edição da Corrida, na cidade de Maputo, conta com a assistência técnica da Associação de Atletismo da Cidade de Maputo, enquanto na cidade da Beira a prova é tecnicamente assistida pela Associação Provincial de Atletismo de Sofala.
Trata-se de uma iniciativa que se realiza pela primeira vez num domingo, por coincidir com a data da celebração dos 129 anos de implantação do Standard Bank em Moçambique, assim como as comemorações dos 116 anos de elevação da Beira à categoria de cidade, juntando colaboradores do banco, clientes e a sociedade em geral num ambiente festivo.
Para este ano, os promotores garantem a realização de várias actividades paralelas, em parceria com algumas empresas, nomeadamente exposição/feira de saúde e bem-estar, atribuição de medalhas de participação a todos, que visam melhorar a experiência dos participantes na corrida e atrair a participação massiva de atletas e espectadores.