O endividamento si multâneo dos Funcionários e Agentes do Estado na banca comercial e em insti tuições de microfinanças está a tomar níveis preocupantes e a colocar em alerta os go vernos distritais e a sociedade.
É que muitos, mesmo ten do salários superiores a 30 mil Meticais, acabam levan do para casas valores inferio res a três mil porque diferen tes instituições financeiras aplicam descontos mensais referentes aos créditos con traídos, o que torna com plexa a gestão de despesas e degrada a qualidade de vida desses e suas famílias. Para suprir o abismal dé f ice, alguns funcionários fazem trabalhos-extra, in clusive como ajudantes de obras, serviço de moto-táxi e táxi por aplicativo, havendo casos extremos, sobretudo no meio rural, em que se ar riscam no garimpo e abertura de machambas.
Ao que apurámos de ad ministradores distritais de diferentes regiões do país, estas iniciativas interferem na qualidade do trabalho que prestam ao público, pro vocam o absentismo, crises conjugais, depressão e, nos casos extremos, suicídios. Leia mais…